Hilton Souza

Boa Nova na Bahia é palco em Bioconstruções



Hilton Souza
08/05/2009


A história do beija-flor que tentava apagar o fogo da floresta parece ser mesmo uma verdade quando observamos o trabalho do joão-de-barro na construção do seu ninho. O mundo das aves em plena natureza desconstrói todo o processo de construção habitacional da selva de pedras das grandes capitais. É preciso andar muito para encontrar um modelo de habitação sustentável. Exemplo está a 453 km de Salvador, na Eco Fazenda João de Barro, entre os municípios de Boa Nova e Dário Meira, onde aconteceu nos últimos dias de março a VII Oficina de bioconstruções com terra crua.

O curso que teve como principal objetivo fomentar a sustentabilidade na criação de chalés ecológicos, mostrou que nasce na sociedade pós-moderna um novo conceito de construção de baixo custo. O resgate histórico através da permacultura, com uma pitada de criatividade e consciência ecológica é fundamental para difundir essa forma de moradia. Através do barro, grupos de pesquisadores, engenheiros, biólogos, arquitetos, estudantes e pessoas preocupadas com o meio ambiente, resolveram se juntar para eliminar os resíduos sólidos construindo eco-residências.


O técnico em edificações e bioconstrutor, Canrobert Almeida, proprietário da Eco Fazenda João de Barro, destaca a importância de construir residências a partir da união de resíduos sólidos e do barro, classificando esse momento como construção solidária. “Todo tipo de lixo, como plásticos, latinhas, palhas e folhas secas, ou seja, tudo que esteja ao nosso redor poluindo o meio ambiente, serve como conteúdo para encher a parede de nossas casas”, acrescentou o pesquisador.

O Instituto de Permacultura da Bahia (IPB), que tem sede no bairro do Rio Vermelho, também esteve presente no evento com uma equipe para apresentar projetos do grupo voltados para agricultura familiar e policultura. O presidente do IPB, construtor civil, Gilberto Campos, apresentou a permacultura com três princípios básicos: “Cuidar da terra, ou seja, do nosso planeta, é o primeiro e principal de todos. O segundo é a idéia de cuidar das pessoas e o terceiro é dividir conhecimentos, partilhando a sabedoria em construir um mundo melhor”, completou Campos.

Experiências e aprendizado
Alan Guedes, administrador de empresas e membro do IPB há dois anos, relata sua experiência de mestrado em desenvolvimento internacional, apresentado na Universidade de Amsterdam na Holanda. Guedes trabalha na execução de um projeto sobre agricultura familiar e pratica essa ação pelo interior da Bahia. “A bioconstrução, assim como a agricultura familiar, faz parte de todo um sistema vitalício em se espelhar na natureza em busca de uma vida agradável, em harmonia com o meio ambiente”, afirma o administrador.


O estudante de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Vagner Damasceno, destaca pontos importantes de aprendizado que poderiam ser inseridos para as crianças de comunidades carentes, inclusive de grandes capitais. “Assim como, para mim, esse aprendizado é grandioso, se for inserido para as crianças ficará muito mais fácil absorver a consciência ambiental. É de pequeno que se aprende o certo e o que se faz bem”, apontou o estudante.

A educação ambiental e o amor pela natureza são os principais fatores de todos os ensinamentos. Evelyn Ferreira, estudante americana de arquitetura e urbanismo, que está realizando um intercâmbio pela UFBA, aponta que o curso de bioconstrução fez despertar o outro lado das edificações. “Não imaginava que através do lixo se poderia construir uma parede, muito menos uma casa”, completou.








*Hilton Souza viajou para o município de Boa Nova a convite do pesquisador Canrobert Almeida.
Leia essa matéria no Infonline - Jornal Laboratório de Ciências e Tecnologia da FIB
Assista o vídeo desta reportagem
clicando aqui.

One Response so far.

  1. Hilton,

    Tá muito massa o seu Blog/site! Parabéns!!!