Hilton Souza

Política suja em Salvador

Hilton Souza

O final da corrida pela sucessão à Prefeitura Municipal de Salvador tem data marcada. É no próximo domingo, 26 de outubro, a segunda etapa para a descoberta de quem administrará a capital baiana nos próximos quatro anos. A campanha suja em diversos aspectos marcou a visão dos soteropolitanos a respeito da verdadeira política brasileira. Em Salvador, a disputa ficou na lembrança de quem assistiu as propagandas eleitorais, os debates nas rádios e televisões, os muros pintados e as passeatas corpo a corpo dos candidatos.
João Henrique (PMDB), atual prefeito, e Walter Pinheiro (PT) continuam a usar suas munições em formatos de propagandas de ataques para o adversário. Mas quem pensa que a sujeira para por aí, se enganou, a cidade nunca teve muros tão disputado nos últimos tempos. Como se não bastasse os bate bocas e troca-troca de farpas em rede aberta de televisão, a lei que domina a cidade é de quem tem mais tinta, isso mesmo, a brincadeira de pintar por cima, saiu das tribos de pichadores urbanos e foi para o cenário político. A questão que deixa muitos angustiados, é que eles (quem trabalham para as campanhas) pintam por cima do concorrente de formas absurdas e irresponsáveis.

Em flagrante do estudante de jornalismo, Hilton Souza, da FIB - Centro Universitário da Bahia foi constatado que o pinta-pinta passam dos limites deixando inclusive os eleitores confusos. No muro nas mediações da Clínica São Bernardo e Brasilgás, em Pau da Lima, foi fotografado um dos erros cometidos pela pintura desordenada. Onde seria PINHEIRO 13, pintaram um coração com 15 por cima da estrela do candidato petista, (vejam a placa derrubada!). Em outra foto, nas proximidades de Jardim Santo Inácio, foi flagrada uma equipe que pintava por cima do muro escrito JOÃO 15, minutos depois esse local estava inteiramente estrelado de vermelho com o número do candidato concorrente.
O motivo de toda essa bagunça, é que O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), vetou o uso de outdoors pelos candidatos e permitiu que fosse possível colocar banners, placas, adesivos veiculares, carros de som e pinturas de muros. Resta alguém explicar, quem limpará e quando a cidade terá sua aparência de higiene,quem limpará os muros de nossas cidade, ou então, os candidatos que ainda estão na pendência de votos para a decisão, ainda resta o tempo de incluir essa limpeza em suas propostas de campanha.
Para outras opiniões sobre esse flagrante acesse http://www.leonaraujo.com/propaganda-politica-de-guerrilha-em-salvador/